CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER

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Objetivo do Curso:
Desenvolver habilidades e competências para que o aluno possa criar planos estratégicos, prestar consultoria, assessorar eventos e prestar serviços ligados a lazer, esporte, arte e cultura. Administração de Instituições que promovem atividades físicas como, academias, clubes, escolas, hotéis.

Mercado de Trabalho:
O mercado tem perspectivas de crescimento para os próximos anos principalmente pela expectativa da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos (2014 e 2016 respectivamente). Atualmente a área mais aquecida é a do Marketing Esportivo, no qual este prossional cria ações de promoção de locais, equipamentos ou empresas. Clubes e Academias são os mercados tradicionais deste tecnólogo.

O Curso:
O Curso é oferecido na modalidade presencial, onde os alunos terão atividades como palestras, encontros com prossionais envolvidos na área, as disciplinas são voltadas de forma especíca para que este aluno possa adquirir habilidades e competência para gerenciar e executar ações necessárias ao desenvolvimento humanos em instituições Públicas e Privadas, estruturando serviços ligados ao lazer, esporte, arte e cultura.

Autorização:
O Curso esta distribuído em 04 semestres de capacitação específica e tem duração de 02 anos.
Autorizado pela Portaria Ministerial 112 do dia 07 de março de 2013, publicado no DO de 08 de março de 2013 e será oferecido no período Noturno, Total de 50 vagas.

O QUE SÃO CURSOS TECNOLÓGICOS
O Ensino Tecnológico visa formar profissionais para atender campos específicos de mercado de trabalho.

Educação Física - Bacharelado

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O Curso

 

Provas Agendadas - Todos os dias de Segunda Sexta às 19:30 horas
Início do Período de Inscrições: 07 de Outubro de 2019
Prova Tradicional - 28 de Novembro de 2019 às 19:00 horas.
Matrícula Direta (Histórico Escolar, Nota da Redação do Enem)*
A INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR 2020 É GRATUITA 

*informação dos procedimentos na Secretaria da Unifac (14) 3815-2500

Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado em Saúde

O Curso de Graduação em Educação Física das FIBS-UNIFAC, foi autorizado no final do ano de 2001, para iniciar suas atividades em 2002, tendo recebido Conceito A. O Curso foi reconhecido em 09 de setembro de 2005, pela portaria n.º 3.099 publicada no Diário Oficial da União dia 12 de setembro de 2005.


O Curso é voltado para a área da Saúde e seu projeto é desenvolvido pelos docentes e coordenadoria do Curso, atende às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais conferindo o título de Graduado em Educação Física apresentando formação profissional geral e sólida em nível de aprofundamento em SAÚDE.

O graduado formado com aprofundamento em SAÚDE está capacitado para atuar num mercado de trabalho em franca expansão. O fenômeno sócio-cultural da busca pelo exercício físico como melhoria da qualidade de vida, vem provocando profundas modificações no estilo de vida da população mundial, bem como na população brasileira. Esse fenômeno provocou uma rápida expansão e diversificação dos campos de atuação do profissional relacionados à tradição da educação física, dos esportes e das atividades físico-esportivas nas perspectivas do lazer e da saúde/qualidade de vida. 

Em se tratando de estudos específicos, como a atividade física e saúde, nas quais há interferência de fatores psicossociais, ambientais e comportamentais, há carência de recursos humanos na área de 

Educação Física, na perspectiva de desenvolver atividades adequadas e compatíveis para promover adoção de um estilo de vida ativo fisicamente, bem como um melhor nível da aptidão física relacionada à saúde da nossa população.

Objetivos:
O Curso de Graduação em Educação Física tem entre os seus principais objetivos preparar profissionais Graduados em Educação Física para atuação na área da SAÚDE, exigindo para isso, preparação específica. Podem ser relacionados entre os objetivos do Curso de Graduação em Educação Física.

• Aquisição integrada de conhecimentos, técnicas e habilidades que possibilitem a atuação profissional nos campos da Educação Física e Saúde.

• Desenvolver atitudes éticas, reflexivas, inovadoras e democráticas.

• Aprofundamento de conhecimentos na área dos exercícios físicos aplicados à Saúde, segundo o interesse e aptidão do aluno, estimulando-o ao continuo aperfeiçoamento profissional, contribuindo para a sua auto-realização.

O graduado em Educação Física das FIBS apresenta sua formação fundamentada na Missão Institucional no que se refere ao ensino, iniciação científica e formação profissional. Apresentam em sua formação didático-pedagógica, elementos que possibilitam a efetivação das condições necessárias para o cumprimento das exigências nacionais, para a formação do Bacharel em Educação Física, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do graduado em Educação Física em nível superior.

É importante destacar que o mercado de trabalho na área da Educação Física apresenta-se bastante dinâmico, Sendo assim, exige-se dos profissionais a aquisição de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para melhor desempenho. Além disso, o mercado de trabalho exige profissional eclético. A redução progressiva de postos de trabalho nos campos considerados mais tradicionais para a Educação Física, e o aumento crescente de postos de trabalhos nos serviços comunitários e em outras instituições não tradicionais como empresas, hospitais, spas, clínicas e academias com enfoque na melhoria da qualidade de vida, propicia um amplo campo de trabalho na área da 

Educação Física como meio de promoção da saúde e qualidade de vida.

A região de Botucatu apresenta-se com características de formação de recursos humanos ligados á melhoria da qualidade de vida da população, visto os cursos de graduação e pós-graduação existentes na área da saúde.

Essas características facilitam a organização de disciplinas afins, atividades complementares e estágios curriculares na área da saúde entre os cursos de formação. O Bacharel em Educação Física e Saúde das FIBS irá compor equipes multidisciplinares para os atendimentos ambulatoriais, postos de saúde, clínicas, hospitais, spas, academias, asilos, entre outros.

Currículo:
O currículo Curso de Graduação em Educação Física das FIBS de acordo com as Diretrizes Curriculares é composto por Unidades de Conhecimentos específicos da formação ao Graduado em Educação Física.

Essas unidades são divididas em várias dimensões de formação, ou seja:

• Relação ser humano e sociedade;
• Técnico e Instrumental;
• Biológica do Corpo Humano;
• Didático-Pedagógico;
• Técnico-Instrumental;
• Culturais do Movimento Humano;
• Núcleo Temático de Aprofundamento em Saúde;
• Atividades Complementares;
• Estágio Supervisionado;

Dimensionamento da Carga Horária das Disciplinas
O dimensionamento da carga horária está dividido da seguinte forma:
Formação Ampliada:
• Relação ser humano e sociedade: 200h;
• Técnico e Instrumental: 120h;
• Biológica do Corpo Humano:520h; Formação Específica:
• Didático-Pedagógico:240h;
• Técnico-Instrumenta:280hl;
• Culturais do Movimento Humano:800h;
• Núcleo Temáticode Aprofundamento em Saúde: 480h;
• Atividades Complementares: 200;
• EstágioSupervisionado: 360h;

Totalizando 3.200 horas
Currículo Pleno do Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado em Saúde

 

Conteúdos Currirulares

Estrutura Curricular
1º Semestre Disciplina Carga Horária
1º Semestre

Anatomia Humana Aplicada a Educação Física
Aspectos Biológicos Aplicados a Educação Física
Introdução a Educação Física
Vivências Corporais
Metodologia do Trabalho Científico
Jogos e Brincadeiras Populares
Práticas Integradoras

80
40
80
40
80
40
40

Total 400
2º Semestre Disciplina Carga Horária
2º Semestre

História da Educação física e Esportes
Psicologia da Educação
Bases Bioquímicas aplicadas à Educação Física
Crescimento e Desenvolvimento Motor
Filosofia da Educação
Atividades Rítmicas
Práticas Integradoras

80
80
40
80
40
40
40

Total 400
3º Semestre Disciplina Carga Horária
3º Semestre

Cinésiologia e Biomecânica
Fisiologia Humana
Sociologia da Educação
Danças
Esportes Coletivos I
Metodologia do Ensino da Educação Física
Práticas Integradoras

80
80
40
80
40
40
40

Total 400
4º Semestre Disciplina Carga Horária
4º Semestre

Didática Aplicada à Educação Física
Bases neurofisiológicas da Educação Física
Metodologia da Educação Física I
Esportes Coletivos II
Esportes Gimmicos
Nutrição aplicada a Educação Física
Bioestatística
Socorros de Urgência
Práticas Integradoras

80
40
40
40
40
40
40
40

Total 360
 
5º Semestre Disciplina Carga Horária
5º Semestre

Aprendizagem Motora
Medidas e Avaliações
Esportes de Combate
Esportes Coletivos III
Metodologia da Educação física II
Gestão em Educação Física
Tópicos Avançados
Práticas Integradoras
Estágio Supervisionado I
Atividades Complementares

80
40
40
40
40
40
40
40
80
50

Total 490
6º Semestre Disciplina Carga Horária
6º Semestre

Fisiologia do Exercício Físico
Educação Física Especial
Metodologia da Educação física III
Estudos da Cultura Afro
Esportes Individuais
Práticas Integradoras
Estágio Supervisionado II
Atividades Complementares

80
80
40
40
80
40
80
50

Total 490
7º Semestre Disciplina Carga Horária
7º Semestre

Metodologia do Treinamento Físico
Esportes Alternativos
Estudos do Lazer
Esportes Aquáticos
Libras
Tecnologias Educacionais na Educação Física
Nutrição do Esporte e Saúde
Práticas Integradoras
Estágio Supervisionado III
Atividades Complementares

80
40
40
40
40
40
80
40
100
50

Total 550
8º Semestre Disciplina Carga Horária
8º Semestre

Musculação
Gestão do Esporte e Lazer
Educação Física e Saúde Pública
Educação Física e envelhecimento
Educação Física Laboral
Educação física e Meio Ambiente
Ginástica de Academia
Práticas Integradoras
Estágio Supervisionado IV
Atividades Complementares

40
40
80
40
40
40
80
40
100
50

Total 550

Corpo Docente

Corpo Docente
 Corpo Docente                                            

 Título                      

Agata Yoko YasueHamanaka

Mestrado

André Borges Fernandes Guimaraes

Mestrado

Damiana Tortorelo Pierine

Doutorado

David Augusto dos Reis Especialista

Elen Fittipaldi B Carrega

Doutorado

Eliete Maria Malvina Trombini Sartori

Especialista

Everaldo Jose Costa Carreira

Especialista

Geane Thabata Godoy de Silva

Especialista

Jonas Alves de Araujo

Doutor

José Francisco Moreti

Especialista

Josias de Oliveira Nunes

Mestrado

Kelen Cristina Paccola Larini

Mestrado

Mara Lucy Dompietro Ruiz

Mestrado

Maria Carolina Ricardo Doutorado

Nilvado Souza Costa

Especialista
Patricia Angelica Secani Turri Especialista

Renata Aparecida Candido da Silva

Mestrado

Thadeo  Augusto Rocha Azambuja

 Mestrado

Vania Teresa de Araujo Silva

Doutorado

 

Educação Física - Licenciatura

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O Curso

Provas Agendadas - Todos os dias de Segunda Sexta às 19:30 horas
Início do Período de Inscrições: 07 de Outubro de 2019
Prova Tradicional - 28 de Novembro de 2019 às 19:00 horas.
Matrícula Direta (Histórico Escolar, Nota da Redação do Enem)*
A INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR 2020 É GRATUITA 

*informação dos procedimentos na Secretaria da Unifac (14) 3815-2500

O Curso de Licenciatura em Educação Física das FIBS-UNIFAC, foi autorizado no final do ano de 2001, para iniciar suas atividades em 2002, tendo recebido Conceito A. O Curso foi reconhecido em 09 de setembro de 2005, pela portaria n.º 3.099 publicada no Diário Oficial da União dia 12 de setembro de 2005.

O Projeto Pedagógico é desenvolvido pelos docentes e coordenadoria do Curso e se baseia nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais conferindo o título de Licenciatura em Educação Física, atendendo à Educação Física de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, áreas que exigem cada vez mais a formação profissional de qualidade, acompanhando as mudanças que se fazem necessárias na Educação Brasileira.

Objetivos:
O Curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo principal preparar profissionais Licenciados em Educação Física para o mercado de trabalho, exigindo para isso, preparação específica.

Dessa forma, o Licenciado em Educação Física formado pelas FIBS apresenta amplos conhecimentos pedagógicos advindos da experiência vivida ao longo do Curso, tem compreensão do papel social e político das FIBS, sendo agente de transformação da realidade em que é inserido e capaz de desenvolver Planejamento, Execução, Orientação e Avaliação das Ações em programas de Educação Física escolar, por conhecer os fundamentos teórico-práticos essenciais ao encaminhamento dessa ação. Além disso, é destacada a importância da complementação da formação inicial ao longo da vida, o que exige formação continuada, já que apresenta a importante função de cuidar da aprendizagem dos alunos e favorecer a construção da identidade e da autonomia da criança, bem como favorecer aos adolescentes e adultos o desenvolvimento da qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas.

Currículo:
O currículo pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física das FIBS de acordo com as Diretrizes Curriculares é composto por Unidades de Conhecimentos específicos da formação ao Licenciado.

Essas unidades são divididas em várias dimensões de formação, ou seja:
• Dimensões Biológicas,
• Dimensões Sociais,
• Dimensões Culturais do Movimento,
• Dimensões Didático Pedagógica,
• Dimensões Técnico-Instrumentais do Movimento Humano,
• Estágio Curricular, Práticas Curriculares e
• Atividades Complementares,
Perfazendo um total de 2.800 horas.

Dimensionamento da carga horária das disciplinas:
O dimensionamento da carga horária está dividido da seguinte forma: dimensões biológicas: 480 horas; dimensões sociais:160 horas; dimensões culturais do movimento:400 horas; dimensões didático-pedagógicas: 520 horas; dimensões técnico/instrumentais do movimento humano: 240 horas. Estas dimensões totalizam 1800 horas. Incluídos na grade curricular está: estágio curricular: 400 horas; prática curricular:400 horas; atividades complementares: 200 horas, finalizando com um total de 2800 horas.

Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física
Matriz Curricular

 

Conteúdos Currirulares

Estrutura Curricular
1º Semestre Disciplina Carga Horária
1º Semestre

Anatomia Humana Aplicada a Educação Física
Aspectos Biológicos Aplicados a Educação Física
Introdução a Educação Física
Vivências Corporais
Metodologia do Trabalho Científico
Jogos e Brincadeiras Populares
Práticas Educacionais

80
40
80
40
80
40
60

Total 420
2º Semestre Disciplina Carga Horária
2º Semestre

História da Educação física e Esportes
Psicologia da Educação
Bases Bioquímicas aplicadas à Educação Física
Crescimento e Desenvolvimento Motor
Filosofia da Educação
Atividades Rítmicas
Práticas Integradoras

80
80
40
80
40
40
60

Total 420
3º Semestre Disciplina Carga Horária
3º Semestre

Cinésiologia e Biomecânica
Fisiologia Humana
Sociologia da Educação
Danças
Esportes Coletivos I
Metodologia do Ensino da Educação Física
Práticas Educacionais

80
80
40
80
40
40
60

Total 420
4º Semestre Disciplina Carga Horária
4º Semestre

Didática Aplicada à Educação Física
Bases neurofisiológicas da Educação Física
Metodologia da Educação Física I
Esportes Coletivos II
Esportes Gimmicos
Nutrição aplicada a Educação Física
Bioestatística
Socorros de Urgência
Práticas Educacionais

80
40
40
40
40
40
40
40
60

Total 420

 

 
5º Semestre Disciplina Carga Horária
5º Semestre

Aprendizagem Motora
Medidas e Avaliações
Esportes de Combate
Esportes Coletivos III
Metodologia da Educação física II
Gestão em Educação Física
Núcleo Integrador
Práticas Educacionais
Estágio Supervisionado I

80
40
40
40
40
40
60
60
100

Total 500
6º Semestre Disciplina Carga Horária
6º Semestre

Fisiologia do Exercício Físico
Educação Física Especial
Metodologia da Educação física III
Estudos da Cultura Afro
Esportes Individuais
Práticas Educacionais
Estágio Supervisionado II
Núcleo Integrador

80
80
40
40
80
60
100
60

Total 540
7º Semestre Disciplina Carga Horária
7º Semestre

Metodologia do Treinamento Físico
Esportes Alternativos
Estudos do Lazer
Esportes Aquáticos
Libras
Tecnologias Educacionais na Educação Física
Nutrição do Esporte e Saúde
Práticas Educacionais
Estágio Supervisionado III
Núcleo Integrador

80
40
40
40
40
40
80
60
100
60

Total 580
8º Semestre Disciplina Carga Horária
8º Semestre

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Gestão do Esporte Escolar
Educação em Saúde
Nutrição do Esporte
Educação Física Laboral
Educação física e Meio Ambiente
Núcleo Integrador
Práticas Educacionais
Estágio Supervisionado IV

40
40
80
60
40
40
60
60
100

Total 520

Corpo Docente

 

Corpo Docente
 Corpo Docente                                            

 Título                      

Agata Yoko YasueHamanaka

Mestrado

André Borges Fernandes Guimaraes

Mestrado

Damiana Tortorelo Pierine

Doutorado

David Augusto dos Reis Especialista

Elen Fittipaldi B Carrega

Doutorado

Eliete Maria Malvina Trombini Sartori

Especialista

Everaldo Jose Costa Carreira

Especialista

Geane Thabata Godoy de Silva

Especialista

Jonas Alves de Araujo

Doutor

José Francisco Moreti

Especialista

Josias de Oliveira Nunes

Mestrado

Kelen Cristina Paccola Larini

Mestrado

Mara Lucy Dompietro Ruiz

Mestrado

Maria Carolina Ricardo Doutorado

Nilvado Souza Costa

Especialista
Patricia Angelica Secani Turri Especialista

Renata Aparecida Candido da Silva

Mestrado

Thadeo  Augusto Rocha Azambuja

 Mestrado

Vania Teresa de Araujo Silva

Doutorado

 

 

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Av. Leonardo Villas Boas, 351 - CEP 18608-227
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Fones: (14)3815-2500 | 3815-5845