CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER
Objetivo do Curso:
Desenvolver habilidades e competências para que o aluno possa criar planos estratégicos, prestar consultoria, assessorar eventos e prestar serviços ligados a lazer, esporte, arte e cultura. Administração de Instituições que promovem atividades físicas como, academias, clubes, escolas, hotéis.
Mercado de Trabalho:
O mercado tem perspectivas de crescimento para os próximos anos principalmente pela expectativa da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos (2014 e 2016 respectivamente). Atualmente a área mais aquecida é a do Marketing Esportivo, no qual este prossional cria ações de promoção de locais, equipamentos ou empresas. Clubes e Academias são os mercados tradicionais deste tecnólogo.
O Curso:
O Curso é oferecido na modalidade presencial, onde os alunos terão atividades como palestras, encontros com prossionais envolvidos na área, as disciplinas são voltadas de forma especíca para que este aluno possa adquirir habilidades e competência para gerenciar e executar ações necessárias ao desenvolvimento humanos em instituições Públicas e Privadas, estruturando serviços ligados ao lazer, esporte, arte e cultura.
Autorização:
O Curso esta distribuído em 04 semestres de capacitação específica e tem duração de 02 anos.
Autorizado pela Portaria Ministerial 112 do dia 07 de março de 2013, publicado no DO de 08 de março de 2013 e será oferecido no período Noturno, Total de 50 vagas.
O QUE SÃO CURSOS TECNOLÓGICOS
O Ensino Tecnológico visa formar profissionais para atender campos específicos de mercado de trabalho.
Educação Física - Bacharelado
- O Curso
-
Provas Agendadas - Todos os dias de Segunda Sexta às 19:30 horas
Início do Período de Inscrições: 07 de Outubro de 2019
Prova Tradicional - 28 de Novembro de 2019 às 19:00 horas.
Matrícula Direta (Histórico Escolar, Nota da Redação do Enem)*
A INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR 2020 É GRATUITA*informação dos procedimentos na Secretaria da Unifac (14) 3815-2500
Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado em Saúde
O Curso de Graduação em Educação Física das FIBS-UNIFAC, foi autorizado no final do ano de 2001, para iniciar suas atividades em 2002, tendo recebido Conceito A. O Curso foi reconhecido em 09 de setembro de 2005, pela portaria n.º 3.099 publicada no Diário Oficial da União dia 12 de setembro de 2005.
O Curso é voltado para a área da Saúde e seu projeto é desenvolvido pelos docentes e coordenadoria do Curso, atende às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais conferindo o título de Graduado em Educação Física apresentando formação profissional geral e sólida em nível de aprofundamento em SAÚDE.
O graduado formado com aprofundamento em SAÚDE está capacitado para atuar num mercado de trabalho em franca expansão. O fenômeno sócio-cultural da busca pelo exercício físico como melhoria da qualidade de vida, vem provocando profundas modificações no estilo de vida da população mundial, bem como na população brasileira. Esse fenômeno provocou uma rápida expansão e diversificação dos campos de atuação do profissional relacionados à tradição da educação física, dos esportes e das atividades físico-esportivas nas perspectivas do lazer e da saúde/qualidade de vida.
Em se tratando de estudos específicos, como a atividade física e saúde, nas quais há interferência de fatores psicossociais, ambientais e comportamentais, há carência de recursos humanos na área de
Educação Física, na perspectiva de desenvolver atividades adequadas e compatíveis para promover adoção de um estilo de vida ativo fisicamente, bem como um melhor nível da aptidão física relacionada à saúde da nossa população.Objetivos:
O Curso de Graduação em Educação Física tem entre os seus principais objetivos preparar profissionais Graduados em Educação Física para atuação na área da SAÚDE, exigindo para isso, preparação específica. Podem ser relacionados entre os objetivos do Curso de Graduação em Educação Física.
• Aquisição integrada de conhecimentos, técnicas e habilidades que possibilitem a atuação profissional nos campos da Educação Física e Saúde.
• Desenvolver atitudes éticas, reflexivas, inovadoras e democráticas.
• Aprofundamento de conhecimentos na área dos exercícios físicos aplicados à Saúde, segundo o interesse e aptidão do aluno, estimulando-o ao continuo aperfeiçoamento profissional, contribuindo para a sua auto-realização.
O graduado em Educação Física das FIBS apresenta sua formação fundamentada na Missão Institucional no que se refere ao ensino, iniciação científica e formação profissional. Apresentam em sua formação didático-pedagógica, elementos que possibilitam a efetivação das condições necessárias para o cumprimento das exigências nacionais, para a formação do Bacharel em Educação Física, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do graduado em Educação Física em nível superior.
É importante destacar que o mercado de trabalho na área da Educação Física apresenta-se bastante dinâmico, Sendo assim, exige-se dos profissionais a aquisição de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para melhor desempenho. Além disso, o mercado de trabalho exige profissional eclético. A redução progressiva de postos de trabalho nos campos considerados mais tradicionais para a Educação Física, e o aumento crescente de postos de trabalhos nos serviços comunitários e em outras instituições não tradicionais como empresas, hospitais, spas, clínicas e academias com enfoque na melhoria da qualidade de vida, propicia um amplo campo de trabalho na área da
Educação Física como meio de promoção da saúde e qualidade de vida.
A região de Botucatu apresenta-se com características de formação de recursos humanos ligados á melhoria da qualidade de vida da população, visto os cursos de graduação e pós-graduação existentes na área da saúde.
Essas características facilitam a organização de disciplinas afins, atividades complementares e estágios curriculares na área da saúde entre os cursos de formação. O Bacharel em Educação Física e Saúde das FIBS irá compor equipes multidisciplinares para os atendimentos ambulatoriais, postos de saúde, clínicas, hospitais, spas, academias, asilos, entre outros.Currículo:
O currículo Curso de Graduação em Educação Física das FIBS de acordo com as Diretrizes Curriculares é composto por Unidades de Conhecimentos específicos da formação ao Graduado em Educação Física.
Essas unidades são divididas em várias dimensões de formação, ou seja:
• Relação ser humano e sociedade;
• Técnico e Instrumental;
• Biológica do Corpo Humano;
• Didático-Pedagógico;
• Técnico-Instrumental;
• Culturais do Movimento Humano;
• Núcleo Temático de Aprofundamento em Saúde;
• Atividades Complementares;
• Estágio Supervisionado;Dimensionamento da Carga Horária das Disciplinas
O dimensionamento da carga horária está dividido da seguinte forma:
Formação Ampliada:
• Relação ser humano e sociedade: 200h;
• Técnico e Instrumental: 120h;
• Biológica do Corpo Humano:520h; Formação Específica:
• Didático-Pedagógico:240h;
• Técnico-Instrumenta:280hl;
• Culturais do Movimento Humano:800h;
• Núcleo Temáticode Aprofundamento em Saúde: 480h;
• Atividades Complementares: 200;
• EstágioSupervisionado: 360h;Totalizando 3.200 horas
Currículo Pleno do Curso de Graduação em Educação Física - Bacharelado em Saúde - Conteúdos Currirulares
-
Estrutura Curricular 1º Semestre Disciplina Carga Horária 1º Semestre Anatomia Humana Aplicada a Educação Física
Aspectos Biológicos Aplicados a Educação Física
Introdução a Educação Física
Vivências Corporais
Metodologia do Trabalho Científico
Jogos e Brincadeiras Populares
Práticas Integradoras80
40
80
40
80
40
40Total 400 2º Semestre Disciplina Carga Horária 2º Semestre História da Educação física e Esportes
Psicologia da Educação
Bases Bioquímicas aplicadas à Educação Física
Crescimento e Desenvolvimento Motor
Filosofia da Educação
Atividades Rítmicas
Práticas Integradoras80
80
40
80
40
40
40Total 400 3º Semestre Disciplina Carga Horária 3º Semestre Cinésiologia e Biomecânica
Fisiologia Humana
Sociologia da Educação
Danças
Esportes Coletivos I
Metodologia do Ensino da Educação Física
Práticas Integradoras80
80
40
80
40
40
40Total 400 4º Semestre Disciplina Carga Horária 4º Semestre Didática Aplicada à Educação Física
Bases neurofisiológicas da Educação Física
Metodologia da Educação Física I
Esportes Coletivos II
Esportes Gimmicos
Nutrição aplicada a Educação Física
Bioestatística
Socorros de Urgência
Práticas Integradoras80
40
40
40
40
40
40
40Total 360 5º Semestre Disciplina Carga Horária 5º Semestre Aprendizagem Motora
Medidas e Avaliações
Esportes de Combate
Esportes Coletivos III
Metodologia da Educação física II
Gestão em Educação Física
Tópicos Avançados
Práticas Integradoras
Estágio Supervisionado I
Atividades Complementares80
40
40
40
40
40
40
40
80
50Total 490 6º Semestre Disciplina Carga Horária 6º Semestre Fisiologia do Exercício Físico
Educação Física Especial
Metodologia da Educação física III
Estudos da Cultura Afro
Esportes Individuais
Práticas Integradoras
Estágio Supervisionado II
Atividades Complementares80
80
40
40
80
40
80
50Total 490 7º Semestre Disciplina Carga Horária 7º Semestre Metodologia do Treinamento Físico
Esportes Alternativos
Estudos do Lazer
Esportes Aquáticos
Libras
Tecnologias Educacionais na Educação Física
Nutrição do Esporte e Saúde
Práticas Integradoras
Estágio Supervisionado III
Atividades Complementares80
40
40
40
40
40
80
40
100
50Total 550 8º Semestre Disciplina Carga Horária 8º Semestre Musculação
Gestão do Esporte e Lazer
Educação Física e Saúde Pública
Educação Física e envelhecimento
Educação Física Laboral
Educação física e Meio Ambiente
Ginástica de Academia
Práticas Integradoras
Estágio Supervisionado IV
Atividades Complementares40
40
80
40
40
40
80
40
100
50Total 550 - Corpo Docente
-
Corpo Docente Corpo Docente Título
Agata Yoko YasueHamanaka
Mestrado
André Borges Fernandes Guimaraes
Mestrado
Damiana Tortorelo Pierine
Doutorado
David Augusto dos Reis Especialista Elen Fittipaldi B Carrega
Doutorado
Eliete Maria Malvina Trombini Sartori
Especialista
Everaldo Jose Costa Carreira
Especialista
Geane Thabata Godoy de Silva
Especialista
Jonas Alves de Araujo
Doutor
José Francisco Moreti
Especialista
Josias de Oliveira Nunes
Mestrado Kelen Cristina Paccola Larini
Mestrado
Mara Lucy Dompietro Ruiz
Mestrado
Maria Carolina Ricardo Doutorado Nilvado Souza Costa
Especialista Patricia Angelica Secani Turri Especialista Renata Aparecida Candido da Silva
Mestrado Thadeo Augusto Rocha Azambuja
Mestrado Vania Teresa de Araujo Silva
Doutorado
Educação Física - Licenciatura
- O Curso
- Conteúdos Currirulares
- Corpo Docente
Provas Agendadas - Todos os dias de Segunda Sexta às 19:30 horas
Início do Período de Inscrições: 07 de Outubro de 2019
Prova Tradicional - 28 de Novembro de 2019 às 19:00 horas.
Matrícula Direta (Histórico Escolar, Nota da Redação do Enem)*
A INSCRIÇÃO PARA O VESTIBULAR 2020 É GRATUITA
*informação dos procedimentos na Secretaria da Unifac (14) 3815-2500
O Curso de Licenciatura em Educação Física das FIBS-UNIFAC, foi autorizado no final do ano de 2001, para iniciar suas atividades em 2002, tendo recebido Conceito A. O Curso foi reconhecido em 09 de setembro de 2005, pela portaria n.º 3.099 publicada no Diário Oficial da União dia 12 de setembro de 2005.
O Projeto Pedagógico é desenvolvido pelos docentes e coordenadoria do Curso e se baseia nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais conferindo o título de Licenciatura em Educação Física, atendendo à Educação Física de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, áreas que exigem cada vez mais a formação profissional de qualidade, acompanhando as mudanças que se fazem necessárias na Educação Brasileira.
Objetivos:
O Curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo principal preparar profissionais Licenciados em Educação Física para o mercado de trabalho, exigindo para isso, preparação específica.
Dessa forma, o Licenciado em Educação Física formado pelas FIBS apresenta amplos conhecimentos pedagógicos advindos da experiência vivida ao longo do Curso, tem compreensão do papel social e político das FIBS, sendo agente de transformação da realidade em que é inserido e capaz de desenvolver Planejamento, Execução, Orientação e Avaliação das Ações em programas de Educação Física escolar, por conhecer os fundamentos teórico-práticos essenciais ao encaminhamento dessa ação. Além disso, é destacada a importância da complementação da formação inicial ao longo da vida, o que exige formação continuada, já que apresenta a importante função de cuidar da aprendizagem dos alunos e favorecer a construção da identidade e da autonomia da criança, bem como favorecer aos adolescentes e adultos o desenvolvimento da qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas.
Currículo:
O currículo pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física das FIBS de acordo com as Diretrizes Curriculares é composto por Unidades de Conhecimentos específicos da formação ao Licenciado.
Essas unidades são divididas em várias dimensões de formação, ou seja:
• Dimensões Biológicas,
• Dimensões Sociais,
• Dimensões Culturais do Movimento,
• Dimensões Didático Pedagógica,
• Dimensões Técnico-Instrumentais do Movimento Humano,
• Estágio Curricular, Práticas Curriculares e
• Atividades Complementares,
Perfazendo um total de 2.800 horas.
Dimensionamento da carga horária das disciplinas:
O dimensionamento da carga horária está dividido da seguinte forma: dimensões biológicas: 480 horas; dimensões sociais:160 horas; dimensões culturais do movimento:400 horas; dimensões didático-pedagógicas: 520 horas; dimensões técnico/instrumentais do movimento humano: 240 horas. Estas dimensões totalizam 1800 horas. Incluídos na grade curricular está: estágio curricular: 400 horas; prática curricular:400 horas; atividades complementares: 200 horas, finalizando com um total de 2800 horas.
Currículo Pleno do Curso de Licenciatura em Educação Física
Matriz Curricular
Estrutura Curricular | ||
1º Semestre | Disciplina | Carga Horária |
1º Semestre |
Anatomia Humana Aplicada a Educação Física |
80 |
Total | 420 | |
2º Semestre | Disciplina | Carga Horária |
2º Semestre |
História da Educação física e Esportes |
80 |
Total | 420 | |
3º Semestre | Disciplina | Carga Horária |
3º Semestre |
Cinésiologia e Biomecânica |
80 |
Total | 420 | |
4º Semestre | Disciplina | Carga Horária |
4º Semestre |
Didática Aplicada à Educação Física |
80 |
Total | 420 |
5º Semestre | Disciplina | Carga Horária |
5º Semestre |
Aprendizagem Motora |
80 |
Total | 500 | |
6º Semestre | Disciplina | Carga Horária |
6º Semestre |
Fisiologia do Exercício Físico |
80 |
Total | 540 | |
7º Semestre | Disciplina | Carga Horária |
7º Semestre |
Metodologia do Treinamento Físico |
80 |
Total | 580 | |
8º Semestre | Disciplina | Carga Horária |
8º Semestre |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica |
40 |
Total | 520 |
Corpo Docente |
|
Corpo Docente |
Título |
Agata Yoko YasueHamanaka |
Mestrado |
André Borges Fernandes Guimaraes |
Mestrado |
Damiana Tortorelo Pierine |
Doutorado |
David Augusto dos Reis | Especialista |
Elen Fittipaldi B Carrega |
Doutorado |
Eliete Maria Malvina Trombini Sartori |
Especialista |
Everaldo Jose Costa Carreira |
Especialista |
Geane Thabata Godoy de Silva |
Especialista |
Jonas Alves de Araujo |
Doutor |
José Francisco Moreti |
Especialista |
Josias de Oliveira Nunes |
Mestrado |
Kelen Cristina Paccola Larini |
Mestrado |
Mara Lucy Dompietro Ruiz |
Mestrado |
Maria Carolina Ricardo | Doutorado |
Nilvado Souza Costa |
Especialista |
Patricia Angelica Secani Turri | Especialista |
Renata Aparecida Candido da Silva |
Mestrado |
Thadeo Augusto Rocha Azambuja |
Mestrado |
Vania Teresa de Araujo Silva |
Doutorado |