Curso (Licenciatura)

Pedagogia

O Curso

Objetivo Geral
Formar profissionais, em nível de graduação, com competências e habilidades imprescindíveis ao exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não-escolares.

Objetivos Específicos
• Formar o profissional em Pedagogia com desempenho consentâneo com as necessidades relacionadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, bem como aquelas relacionadas àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
• Formar e capacitar o profissional em Pedagogia para o desempenho de funções e atividades relacionadas a participação no planejamento, gestão e avaliação de instituições escolares e não-escolares.
• Prover reflexão e crítica sobre os fundamentos teóricos (filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico e cultural) e metodológicos norteadores de uma ação pedagógica participativa e de responsabilidade social.
• Prover condições de reflexão para o conhecimento das instituições escolares e não escolares como organizações complexas que têm a função de promover a educação para e na cidadania.
• Elaborar o embasamento de atitudes críticas objetivas frente aos problemas educacionais relacionados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental e que são evidenciados pelo conhecimento da realidade brasileira.
• Propiciar o domínio de conceitos que constituam a base teórica para as atividades práticas da educação básica em nível da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
• Capacitar profissionais em Pedagogia a mobilizar conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desempenho do processo de ensino-aprendizagem.
• Desenvolver competências e atitudes investigativas relacionadas ao fazer profissional e ao processo de ensino-aprendizagem.
• Desenvolver competências pedagógicas sob a perspectiva construtiva do conhecimento e de autoformação contínua.
• Desenvolver competências relacionadas à participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino a partir das novas exigências da realidade educacional brasileira.
• Desenvolver competências e habilidades para a atuação no magistério da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dentro de uma perspectiva inclusiva da educação.
• Formar profissional crítico-reflexivo e dentro dos princípios da sociedade democrática e exercício da cidadania e do compromisso ético.
• Capacitar profissional para o exercício do empreendedorismo para atuação na educação escolar privada e em organizações não-governamentais (ONG’s).

Considerando o exposto, bem como os objetivos gerais e específicos expostos, pretende-se que o profissional formado tenha o instrumental teórico-prático capaz de favorecer as análises do papel social da educação em instituições escolares e não- escolares, assumindo compromisso com a comunidade e articulando as atividades de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da construção coletiva do conhecimento e das propostas pedagógicas.
Pretende-se, ainda, a formação de um profissional capaz de lidar de maneira crítica com a construção do próprio conhecimento e com visão ética e democrática de sua ação profissional docente e administrativa.

Critérios de Avaliação
O Curso de Graduação em Pedagogia tem como referencial de avaliação o disposto no Artigo 40 do Regimento Interno da instituição. Fica estabelecido o critério de avaliação que consta de avaliações parciais realizadas a cada semestre por disciplina e uma multidisciplinar semestral, que compõem a nota final do aluno.

• O professor (a) poderá utilizar-se de vários critérios de avaliações no decorrer do semestre: seminário, trabalho em grupo, debate, relatório individual, auto-avaliação, observação, etc. de acordo com seus objetivos.
• Ás verificações parciais do rendimento escolar e ao exame final serão atribuídas notas de zero a dez, admitindo-se o decimal 0,5.
• Não existe arredondamento de notas.
• O aluno estará aprovado, independentemente de exame final, quando a soma das notas bimestrais obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete), desde que ele tenha frequentado pelo menos 75% das aulas.
• Haverá avaliação de exame final para aqueles educandos que não alcançarem a média mínima exigida para aprovação (7.0).
• O aluno submetido a exame final deverá atingir a média 6,0 (seis), extraída entre a média das verificações parciais, multidisciplinares e a nota do exame final. O aluno que não alcançar a média prevista no exame final será considerado reprovado na disciplina.
• O aluno com dependência em até 03 (três) disciplinas poderá ser promovido ao período seguinte do curso. Ultrapassado o número de dependências mencionados anteriormente, o aluno será reprovado no semestre, devendo cursar novamente o período, sendo dispensado das disciplinas que tiver obtido aprovação.
• O aluno fica obrigado a submeter-se a verificações parciais e multidisciplinares e a exame final naquelas disciplinas que cursa em regime de dependência.
• Para efeito de integralização curricular, poderá haver reconhecimento, pelo Conselho Acadêmico, de competências e habilidades adquiridas fora do ambiente escolar.

A avaliação do rendimento escolar do educando/a, salvaguardado o critério escolhido pelo professor/a, deverá cumprir a seguinte concepção de avaliação que perfaz o curso, como segue:

1. Avaliar o desempenho escolar , ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários mas também se, quanto e como estes mobilizam para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.

2. Na avaliação do aproveitamento escolar, ou seja, dos conteúdos relacionados ao SABER, SABER FAZER e SER em função dos objetivos propostos devem ser utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.

3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino – aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.

4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno será submetido à verificações parciais e exames finais.

5. Para aferição das notas, de acordo com as normas regimentais, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, provas escritas, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, cujo resultado deve culminar com uma nota representativa de cada avaliação parcial, bimestral.

6. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares deverão participar os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.

7. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios deverão constar do Projeto Pedagógico do curso e dever-se-á dar ciência aos alunos.

8. Na elaboração dos instrumentos de avaliação deverá ser observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

9. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.

10. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar deverão ser sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.

11. O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais deverá estar articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura de monitoria para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.

Estrutura Curricular
1º Semestre Disciplina Carga Horária
1º Semestre Matemática Português Estudos Sociais: Introdução a História e Geografia Ciências da Natureza Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem I Práticas Educacionais I: Educação Infantil Pesquisa Educacional I 40 80 40 40 80 60 80
Total 420
2º Semestre Disciplina Carga Horária
2º Semestre Aspectos Históricos da Educação Neurodesenvolvimento Infantil Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem II Práticas Educacionais: ensino Fundamental Educação e Infância Pesquisa Educacional II Educação Sistêmica 40 80 80 60 80 40 40
Total 420
3º Semestre Disciplina Carga Horária
3º Semestre Aspectos Filosóficos da Educação Aspectos Sociológicos da Educação Psicopedagogia Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Humano Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil Práticas Educacionais II: Jogos e Brincadeiras Estágio Curricular Supervisionado 80 80 80 40 80 60 50
Total 470
4º Semestre Disciplina Carga Horária
4º Semestre Conteúdos e metodologias na Educação Infantil Literatura Infantojuvenil Práticas Educacionai III: Educação Infantil Didática I Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Ética e Educação Formação Inclusiva: Acessibilidade Estágio Curricular supervisionado 80 40 60 80 80 40 40 50
Total 470
5º Semestre Disciplina Carga Horária
5º Semestre Alfabetização e letramento I Práticas Educacionais: Alfabetização Políticas Públicas Educacionais Estatística Aplicada à Educação Conteúdos e metodologias das Ciências naturais no Ensino Fundamental Didática II Núcleo Integrador Estágio Curricular Supervisionado 60 60 40 80 80 40 50 75
Total 485
6º Semestre Disciplina Carga Horária
6º Semestre Conteúdos e metodologias da matemática no Ensino Fundamental Práticas Educacionais: Matemática Avaliação na Educação Infantil e no ensino Fundamental Conteúdos e Metodologias na Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Educação Ambiental Conteúdos e metodologias de Artes no Ensino Fundamental Núcleo Integrador Estágio Curricular Supervisionado 80 60 60 80 40 40 50 75
Total 485
7º Semestre Disciplina Carga Horária
7º Semestre Língua Brasileira de Sinais Educação de Jovens e Adultos Práticas Educacionais: Alfabetização de Jovens e Adultos Alfabetização e Letramento II Conteúdos e Metodologias das Ciências Sociais no Ensino fundamental Gestão Escolar Núcleo Integrador: Supervisão Estágio Curricular Supervisionado 40 40 60 80 60 80 50 75
Total 485
8º Semestre Disciplina Carga Horária
8º Semestre Educação para Diversidade Currículos e Programas Sistema Braile da Língua Portuguesa – Leitura Práticas Educacionais: Alfabetização – Inclusão Gestão e Supervisão Escolar Avaliação Escolar e Institucional Tecnologias Educacionais Núcleo Integrador: Supervisão Estágio Curricular Supervisionado 40 40 40 60 80 40 60 50 75
Total 485
Coordenação do Curso
 Corpo Docente                                              Título                      
Elcy Dutra Calvi Mestre
Ellen Carrega Doutora
Elenice Ap. Vaz de Lima Severino Especialista
Geane Thabata Godoy Especialista
Lucélia Gonçalves Leite Especialista
Neli Antunes de Oliveira Especialista
Rodrigo Casali Doutor
Thadeu Azambuja Mestre
Vania Teresa de Araujo Silva Doutorado
Wagner Codello Especialista
Coordenação do Curso
Dr. Rodrigo Casali
Doutor pelo programa de pós-graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pelo Núcleo de Estudos Diversitas/ Mestre pela Universidade Federal da Grande Dourados (2006). Atuou como professor do curso de História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Sua principal área de pesquisa está concentrada nos aspectos das religiosidades afro-brasileiras da cidade de Dourados e do Mato Grosso do Sul, travestis e comunidades periféricas, atuando em disciplinas na área de história, e antropologia.
2012 – 2016: Doutorado em Humanides, Direitos e Outras Legitimidades (Conceito CAPES 4)
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
Título: Guias e Orixás: narrativas de expressões orais sobre os Candomblés do MS, Ano de obtenção: 2106. 
Orientador: Jose Carlos Sebe Bom Meihy.
2004 – 2006: Mestrado em HISTÓRIA. Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil. Título: Quando os Baianos se pintaram de Dourado(s): aspectos das práticas religiosas Umbandístas da cidade de Dourados-MS,Ano de Obtenção: 2006. Orientador: Eudes Fernando Leite. Palavras-chave: História; Identidade; Baianos; Umbanda; Mato Grosso do Sul.
1999 – 2003: Graduação em HISTÓRIA. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

 

plugins premium WordPress