Pedagogia
Curso
Duração: 08 semestres
(04 anos)
Período: Noturno
Curso presencial com possibilidade de algumas aulas síncronas
Estágio Curricular Supervisionado: 400 horas
Prática Educacional: 500 horas
Carga Horária Total: 3.720 horas
Conteúdos Curriculares
Definição das disciplinas e conteúdos que serão ensinados em um curso, assim como sua carga horária.
Sala Virtual
Ensino e aprendizagem mais integrados
Corpo Docente
Nosso corpo docente está atualizado com as novidades da sua disciplina, e utiliza metodologias inovadoras de ensino, se comunica bem com os alunos e estimula o pensamento crítico e a participação ativa dos estudantes.
Curso
O QUE É?
Pedagogia é a área do conhecimento que abrange processos de ensino e
aprendizagem voltados para a aquisição de conhecimento e formação humana
através da docência e gestão pedagógica e administrativa de pessoas.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia das Faculdades
Integradas de Botucatu, UNIFAC – Associação de Ensino de
Botucatu, foi autorizado em 1º Julho de 1963, é um dos cursos
mais tradicionais da cidade de Botucatu tendo contribuído
para formação de parte significativa dos pedagogos que
atuam no município e conta com a nota 04 em uma escala de
01 à 05 na última avaliação do Enade.
MERCADO DE TRABALHO
O pedagogo pode atuar na docência da educação infantil em creches e pré-escolas, no ensino fundamental do 1º ao 5º ano, sua formação permite prestar assessoria pedagógica em diversas áreas do conhecimento, mas principalmente nas fases do desenvolvimento infantil e no processo de alfabetização.
Também pode atuar na gestão de escolas como coordenador pedagógico, orientador de estudos, orientador pedagógico entre outros e como diretor escolar.
Pode atuar na supervisão escolar de redes privadas e públicas tanto municipais quanto estaduais.
O leque de oportunidades avança para o setor empresarial para organizar processos de formação e organização de pessoal em empresas de diversas áreas de atuação. É possível trabalhar de forma independente também oferecendo aulas de reforço, ou acessória pedagógica para entes públicos ou instituições privadas. Pesquisa realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Pro futuro).
OBJETIVOS
O Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, é oferecido com o propósito principal de oportunizar a atuação no Magistério da Educação Básica através do exercício da docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental anos
iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, além de exercer a gestão e supervisão escolar em todos os níveis de ensino da educação básica.
Objetivo Geral
Formar profissionais, em nível de graduação, com competências e habilidades imprescindíveis ao exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não-escolares.
Objetivos Específicos
• Formar o profissional em Pedagogia com desempenho consentâneo com as necessidades relacionadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, bem como aquelas relacionadas àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
• Formar e capacitar o profissional em Pedagogia para o desempenho de funções e atividades relacionadas a participação no planejamento, gestão e avaliação de instituições escolares e não-escolares.
• Prover reflexão e crítica sobre os fundamentos teóricos (filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico e cultural) e metodológicos norteadores de uma ação pedagógica participativa e de responsabilidade social.
• Prover condições de reflexão para o conhecimento das instituições escolares e não escolares como organizações complexas que têm a função de promover a educação para e na cidadania.
• Elaborar o embasamento de atitudes críticas objetivas frente aos problemas educacionais relacionados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental e que são evidenciados pelo conhecimento da realidade brasileira.
• Propiciar o domínio de conceitos que constituam a base teórica para as atividades práticas da educação básica em nível da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
• Capacitar profissionais em Pedagogia a mobilizar conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desempenho do processo de ensino-aprendizagem.
• Desenvolver competências e atitudes investigativas relacionadas ao fazer profissional e ao processo de ensino-aprendizagem.
• Desenvolver competências pedagógicas sob a perspectiva construtiva do conhecimento e de autoformação contínua.
• Desenvolver competências relacionadas à participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino a partir das novas exigências da realidade educacional brasileira.
• Desenvolver competências e habilidades para a atuação no magistério da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dentro de uma perspectiva inclusiva da educação.
• Formar profissional crítico-reflexivo e dentro dos princípios da sociedade democrática e exercício da cidadania e do compromisso ético.
• Capacitar profissional para o exercício do empreendedorismo para atuação na educação escolar privada e em organizações não-governamentais (ONG’s).
Considerando o exposto, bem como os objetivos gerais e específicos expostos, pretende-se que o profissional formado tenha o instrumental teórico-prático capaz de favorecer as análises do papel social da educação em instituições escolares e não- escolares, assumindo compromisso com a comunidade e articulando as atividades de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da construção coletiva do conhecimento e das propostas pedagógicas.
Pretende-se, ainda, a formação de um profissional capaz de lidar de maneira crítica com a construção do próprio conhecimento e com visão ética e democrática de sua ação profissional docente e administrativa.
Critérios de Avaliação
O Curso de Graduação em Pedagogia tem como referencial de avaliação o disposto no Artigo 40 do Regimento Interno da instituição. Fica estabelecido o critério de avaliação que consta de avaliações parciais realizadas a cada semestre por disciplina e uma multidisciplinar semestral, que compõem a nota final do aluno.
• O professor (a) poderá utilizar-se de vários critérios de avaliações no decorrer do semestre: seminário, trabalho em grupo, debate, relatório individual, auto-avaliação, observação, etc. de acordo com seus objetivos.
• Ás verificações parciais do rendimento escolar e ao exame final serão atribuídas notas de zero a dez, admitindo-se o decimal 0,5.
• Não existe arredondamento de notas.
• O aluno estará aprovado, independentemente de exame final, quando a soma das notas bimestrais obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete), desde que ele tenha frequentado pelo menos 75% das aulas.
• Haverá avaliação de exame final para aqueles educandos que não alcançarem a média mínima exigida para aprovação (7.0).
• O aluno submetido a exame final deverá atingir a média 6,0 (seis), extraída entre a média das verificações parciais, multidisciplinares e a nota do exame final. O aluno que não alcançar a média prevista no exame final será considerado reprovado na disciplina.
• O aluno com dependência em até 03 (três) disciplinas poderá ser promovido ao período seguinte do curso. Ultrapassado o número de dependências mencionados anteriormente, o aluno será reprovado no semestre, devendo cursar novamente o período, sendo dispensado das disciplinas que tiver obtido aprovação.
• O aluno fica obrigado a submeter-se a verificações parciais e multidisciplinares e a exame final naquelas disciplinas que cursa em regime de dependência.
• Para efeito de integralização curricular, poderá haver reconhecimento, pelo Conselho Acadêmico, de competências e habilidades adquiridas fora do ambiente escolar.
A avaliação do rendimento escolar do educando/a, salvaguardado o critério escolhido pelo professor/a, deverá cumprir a seguinte concepção de avaliação que perfaz o curso, como segue:
1. Avaliar o desempenho escolar , ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários mas também se, quanto e como estes mobilizam para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.
2. Na avaliação do aproveitamento escolar, ou seja, dos conteúdos relacionados ao SABER, SABER FAZER e SER em função dos objetivos propostos devem ser utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.
3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino – aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.
4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno será submetido à verificações parciais e exames finais.
5. Para aferição das notas, de acordo com as normas regimentais, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, provas escritas, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, cujo resultado deve culminar com uma nota representativa de cada avaliação parcial, bimestral.
6. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares deverão participar os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.
7. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios deverão constar do Projeto Pedagógico do curso e dever-se-á dar ciência aos alunos.
8. Na elaboração dos instrumentos de avaliação deverá ser observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
9. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.
10. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar deverão ser sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.
11. O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais deverá estar articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura de monitoria para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.
HABILIDADES ESSENCIAIS
O licenciado em pedagogia pela UNIFAC deverá ser capaz de: aprender a aprender, lidar com a diversidade humana em seus aspectos cognitivos, físicos e sociais, utilizar as tecnologias da informação disponíveis, compreender e lidar com as fases do desenvolvimento de crianças e adolescentes, organizar
processos formativos de crianças, adolescentes e adultos, gerir situações problema do cotidiano da sala de aula, da escola e de sistemas educacionais.
Conteúdos Curriculares
Disciplina | Carga Horária |
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Matemática | 40 horas |
Português | 40 horas |
Estudos Sociais: Introdução a História e Geografia | 80 horas |
Ciências da Natureza | 40 horas |
Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem I | 80 horas |
Práticas Educacionais I: Educação Infantil | 40 horas |
Pesquisa Educacional | 40 horas |
Total | 385 horas |
Disciplina | Carga Horária |
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Aspectos Históricos da Educação | 40 horas |
Neurodesenvolvimento Infantil | 80 horas |
Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem II | 80 horas |
Práticas Educacionais: ensino Fundamental | 80 horas |
Educação e Infância | 40 horas |
Pesquisa Educacional II | 40 horas |
Educação Sistêmica | 40 horas |
Total | 420 horas |
Disciplina | Carga Horária |
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Aspectos Filosóficos da Educação | 80 horas |
Aspectos Sociológicos da Educação | 80 horas |
Psicopedagogia | 80 horas |
Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Humano | 40 horas |
Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil | 80 horas |
Práticas Educacionais II: Jogos e Brincadeiras | 60 horas |
Estágio Curricular Supervisionado | 50 horas |
Total | 470 horas |
Disciplina | Carga Horária |
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Conteúdos e metodologias na Educação Infantil | 80 horas |
Literatura Infantojuvenil | 40 horas |
Práticas Educacionais III: Educação Infantil | 60 horas |
Didática I | 80 horas |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 80 horas |
Ética e Educação | 40 horas |
Formação Inclusiva: Acessibilidade | 40 horas |
Estágio Curricular supervisionado | 50 horas |
Total | 470 horas |
Disciplina | Carga Horária |
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Alfabetização e letramento I | 60 horas |
Práticas Educacionais: Alfabetização | 60 horas |
Políticas Públicas Educacionais | 40 horas |
Estatística Aplicada à Educação | 80 horas |
Conteúdos e metodologias das Ciências naturais no Ensino Fundamental | 80 horas |
Didática II | 40 horas |
Núcleo Integrador | 50 horas |
Estágio Curricular Supervisionado | 75 horas |
Total | 485 horas |
Disciplina | Carga Horária |
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Conteúdos e metodologias da matemática no Ensino Fundamental | 80 horas |
Práticas Educacionais: Matemática | 60 horas |
Avaliação na Educação Infantil e no ensino Fundamental | 60 horas |
Conteúdos e Metodologias na Língua Portuguesa no Ensino Fundamental | 80 horas |
Educação Ambiental | 40 horas |
Conteúdos e metodologias de Artes no Ensino Fundamental | 40 horas |
Núcleo Integrador | 50 horas |
Estágio Curricular Supervisionado | 75 horas |
Total | 485 horas |
Disciplina | Carga Horária |
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Língua Brasileira de Sinais | 40 horas |
Educação de Jovens e Adultos | 40 horas |
Práticas Educacionais: Alfabetização de Jovens e Adultos | 60 horas |
Alfabetização e Letramento II | 80 horas |
Conteúdos e Metodologias das Ciências Sociais no Ensino fundamental | 60 horas |
Gestão Escolar | 80 horas |
Núcleo Integrador: Supervisão | 50 horas |
Estágio Curricular Supervisionado | 75 horas |
Total | 485 horas |
Disciplina | Carga Horária |
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Educação para Diversidade | 40 horas |
Currículos e Programas | 40 horas |
Sistema Braile da Língua Portuguesa – Leitura | 40 horas |
Práticas Educacionais: Alfabetização – Inclusão | 60 horas |
Gestão e Supervisão Escolar | 80 horas |
Avaliação Escolar e Institucional | 40 horas |
Tecnologias Educacionais | 60 horas |
Núcleo Integrador: Supervisão | 50 horas |
Estágio Curricular Supervisionado | 75 horas |
Total | 485 horas |