(14)3815-2500
unifac@unifac.com.br

Pedagogia

Curso

Duração: 08 semestres
(04 anos)
Período: Noturno Curso presencial com possibilidade de algumas aulas síncronas Estágio Curricular Supervisionado: 400 horas Prática Educacional: 500 horas Carga Horária Total: 3.720 horas

Conteúdos Curriculares

Definição das disciplinas e conteúdos que serão ensinados em um curso, assim como sua carga horária.

Sala Virtual

Ensino e aprendizagem mais integrados

Corpo Docente

Nosso corpo docente está atualizado com as novidades da sua disciplina, e utiliza metodologias inovadoras de ensino, se comunica bem com os alunos e estimula o pensamento crítico e a participação ativa dos estudantes.

Curso

O QUE É?

Pedagogia é a área do conhecimento que abrange processos de ensino e
aprendizagem voltados para a aquisição de conhecimento e formação humana
através da docência e gestão pedagógica e administrativa de pessoas.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia das Faculdades
Integradas de Botucatu, UNIFAC – Associação de Ensino de
Botucatu, foi autorizado em 1º Julho de 1963, é um dos cursos
mais tradicionais da cidade de Botucatu tendo contribuído
para formação de parte significativa dos pedagogos que
atuam no município e conta com a nota 04 em uma escala de
01 à 05 na última avaliação do Enade.

MERCADO DE TRABALHO

O pedagogo pode atuar na docência da educação infantil em creches e pré-escolas, no ensino fundamental do 1º ao 5º ano, sua formação permite prestar assessoria pedagógica em diversas áreas do conhecimento, mas principalmente nas fases do desenvolvimento infantil e no processo de alfabetização.

Também pode atuar na gestão de escolas como coordenador pedagógico, orientador de estudos, orientador pedagógico entre outros e como diretor escolar.

Pode atuar na supervisão escolar de redes privadas e públicas tanto municipais quanto estaduais.

O leque de oportunidades avança para o setor empresarial para organizar processos de formação e organização de pessoal em empresas de diversas áreas de atuação. É possível trabalhar de forma independente também oferecendo aulas de reforço, ou acessória pedagógica para entes públicos ou instituições privadas. Pesquisa realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Pro futuro).

OBJETIVOS

O Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, é oferecido com o propósito principal de oportunizar a atuação no Magistério da Educação Básica através do exercício da docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental anos
iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, além de exercer a gestão e supervisão escolar em todos os níveis de ensino da educação básica.

Objetivo Geral
Formar profissionais, em nível de graduação, com competências e habilidades imprescindíveis ao exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não-escolares.

Objetivos Específicos
• Formar o profissional em Pedagogia com desempenho consentâneo com as necessidades relacionadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, bem como aquelas relacionadas àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
• Formar e capacitar o profissional em Pedagogia para o desempenho de funções e atividades relacionadas a participação no planejamento, gestão e avaliação de instituições escolares e não-escolares.
• Prover reflexão e crítica sobre os fundamentos teóricos (filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, linguístico, sociológico, político, econômico e cultural) e metodológicos norteadores de uma ação pedagógica participativa e de responsabilidade social.
• Prover condições de reflexão para o conhecimento das instituições escolares e não escolares como organizações complexas que têm a função de promover a educação para e na cidadania.
• Elaborar o embasamento de atitudes críticas objetivas frente aos problemas educacionais relacionados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental e que são evidenciados pelo conhecimento da realidade brasileira.
• Propiciar o domínio de conceitos que constituam a base teórica para as atividades práticas da educação básica em nível da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
• Capacitar profissionais em Pedagogia a mobilizar conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desempenho do processo de ensino-aprendizagem.
• Desenvolver competências e atitudes investigativas relacionadas ao fazer profissional e ao processo de ensino-aprendizagem.
• Desenvolver competências pedagógicas sob a perspectiva construtiva do conhecimento e de autoformação contínua.
• Desenvolver competências relacionadas à participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino a partir das novas exigências da realidade educacional brasileira.
• Desenvolver competências e habilidades para a atuação no magistério da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dentro de uma perspectiva inclusiva da educação.
• Formar profissional crítico-reflexivo e dentro dos princípios da sociedade democrática e exercício da cidadania e do compromisso ético.
• Capacitar profissional para o exercício do empreendedorismo para atuação na educação escolar privada e em organizações não-governamentais (ONG’s).

Considerando o exposto, bem como os objetivos gerais e específicos expostos, pretende-se que o profissional formado tenha o instrumental teórico-prático capaz de favorecer as análises do papel social da educação em instituições escolares e não- escolares, assumindo compromisso com a comunidade e articulando as atividades de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da construção coletiva do conhecimento e das propostas pedagógicas.
Pretende-se, ainda, a formação de um profissional capaz de lidar de maneira crítica com a construção do próprio conhecimento e com visão ética e democrática de sua ação profissional docente e administrativa.

Critérios de Avaliação
O Curso de Graduação em Pedagogia tem como referencial de avaliação o disposto no Artigo 40 do Regimento Interno da instituição. Fica estabelecido o critério de avaliação que consta de avaliações parciais realizadas a cada semestre por disciplina e uma multidisciplinar semestral, que compõem a nota final do aluno.

• O professor (a) poderá utilizar-se de vários critérios de avaliações no decorrer do semestre: seminário, trabalho em grupo, debate, relatório individual, auto-avaliação, observação, etc. de acordo com seus objetivos.
• Ás verificações parciais do rendimento escolar e ao exame final serão atribuídas notas de zero a dez, admitindo-se o decimal 0,5.
• Não existe arredondamento de notas.
• O aluno estará aprovado, independentemente de exame final, quando a soma das notas bimestrais obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete), desde que ele tenha frequentado pelo menos 75% das aulas.
• Haverá avaliação de exame final para aqueles educandos que não alcançarem a média mínima exigida para aprovação (7.0).
• O aluno submetido a exame final deverá atingir a média 6,0 (seis), extraída entre a média das verificações parciais, multidisciplinares e a nota do exame final. O aluno que não alcançar a média prevista no exame final será considerado reprovado na disciplina.
• O aluno com dependência em até 03 (três) disciplinas poderá ser promovido ao período seguinte do curso. Ultrapassado o número de dependências mencionados anteriormente, o aluno será reprovado no semestre, devendo cursar novamente o período, sendo dispensado das disciplinas que tiver obtido aprovação.
• O aluno fica obrigado a submeter-se a verificações parciais e multidisciplinares e a exame final naquelas disciplinas que cursa em regime de dependência.
• Para efeito de integralização curricular, poderá haver reconhecimento, pelo Conselho Acadêmico, de competências e habilidades adquiridas fora do ambiente escolar.

A avaliação do rendimento escolar do educando/a, salvaguardado o critério escolhido pelo professor/a, deverá cumprir a seguinte concepção de avaliação que perfaz o curso, como segue:

1. Avaliar o desempenho escolar , ou seja, avaliar as competências em desenvolvimento dos futuros profissionais dos diversos cursos é verificar não apenas se assimilaram os conhecimentos necessários mas também se, quanto e como estes mobilizam para resolver situações problemas, reais ou simuladas, relacionadas, de alguma forma, com o exercício profissional.

2. Na avaliação do aproveitamento escolar, ou seja, dos conteúdos relacionados ao SABER, SABER FAZER e SER em função dos objetivos propostos devem ser utilizados, no decorrer de cada bimestre, dois ou mais instrumentos elaborados pelo professor e, se necessário coadjuvado pelo coordenador do curso.

3. A avaliação do desempenho escolar, parte integrante do processo ensino – aprendizagem, é feita por disciplina e incide sobre a freqüência e o aproveitamento escolar.

4. Para a avaliação do desempenho escolar o aluno será submetido à verificações parciais e exames finais.

5. Para aferição das notas, de acordo com as normas regimentais, pode o professor submeter o aluno a formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar, tais como observação sistematizada, provas escritas, projetos, relatórios, seminário, painéis, pesquisas bibliográficas e de campo, estudos de casos e outros mecanismos de avaliação, cujo resultado deve culminar com uma nota representativa de cada avaliação parcial, bimestral.

6. Na elaboração e estabelecimento de critérios para a avaliação de provas, trabalhos e/ou seminários multidisciplinares deverão participar os professores dos componentes curriculares pertinentes aos conteúdos a serem avaliados, de comum acordo com a classe e o coordenador do curso.

7. As formas diversas e continuadas de verificação do rendimento escolar bem como os critérios deverão constar do Projeto Pedagógico do curso e dever-se-á dar ciência aos alunos.

8. Na elaboração dos instrumentos de avaliação deverá ser observada a norma de preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

9. Compete ao professor da disciplina elaborar os exercícios escolares, as provas intervalares e os exames finais, determinando as demais formas de avaliação a que devam se submeter os alunos, assim como julgar-lhes os resultados.

10. Os resultados da avaliação do aproveitamento escolar deverão ser sistematicamente registrados, analisados com o aluno e sintetizados numa nota única, bimestralmente enviada à Secretaria e, posteriormente publicado.

11. O aproveitamento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados obtidos pelo aluno nos exercícios escolares, nas provas intervalares e, se for o caso, no exame final. O sistema de avaliação da formação ou desenvolvimento das competências profissionais deverá estar articulado a um programa de acompanhamento e orientação do futuro profissional e assistido, dentro de reais possibilidades, a uma estrutura de monitoria para a superação das eventuais dificuldades nas disciplinas, sob o gerenciamento do professor e coordenação do curso.

HABILIDADES ESSENCIAIS

O licenciado em pedagogia pela UNIFAC deverá ser capaz de: aprender a aprender, lidar com a diversidade humana em seus aspectos cognitivos, físicos e sociais, utilizar as tecnologias da informação disponíveis, compreender e lidar com as fases do desenvolvimento de crianças e adolescentes, organizar
processos formativos de crianças, adolescentes e adultos, gerir situações problema do cotidiano da sala de aula, da escola e de sistemas educacionais.

Conteúdos Curriculares

Corpo Docente

Elcy Dutra Calvi

Elcy Dutra Calvi

Mestrado
Ellen Carrega

Ellen Carrega

Doutora
Elenice Ap. Vaz de Lima Severino

Elenice Ap. Vaz de Lima Severino

Especialista
Geane Thabata Godoy

Geane Thabata Godoy

Especialista
Lucélia Gonçalves Leite

Lucélia Gonçalves Leite

Especialista
Neli Antunes de Oliveira

Neli Antunes de Oliveira

Especialista
Rodrigo Casali

Rodrigo Casali

Doutorado
Thadeu Azambuja

Thadeu Azambuja

Mestrado
Vania Teresa de Araujo Silva

Vania Teresa de Araujo Silva

Doutorado
Wagner Codello

Wagner Codello

Especialista

Missão:  “Formar cidadãos capacitados para o exercício profissional, hábeis para o empreendedorismo, com visão crítico-reflexiva, criativa e ética.”

Links Importantes

Vestibular

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 9h30 às 22h30

 Creado por RVO desenvolvimento de sites