(14)3815-2500
unifac@unifac.com.br

Serviço Social

Curso

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL Duração: 08 semestres (04 anos) Início das Inscrições: 07/10/2019 Período: Noturno - Presencial (Curso Renovado o Reconhecimento pela Portaria SERES nº 821 de 30 de dezembro de2014 Iníciodo Curso 1985

Matriz Curricular

Definição das disciplinas e conteúdos que serão ensinados em um curso, assim como sua carga horária.

Pesquisa

As atividades de iniciações científicas ou pesquisas visam afirmar a dimensão investigativa como princípio formativo e como elemento central na formação e da relação entre teoria e realidade.

Corpo Docente

Nosso corpo docente está atualizado com as novidades da sua disciplina, e utiliza metodologias inovadoras de ensino, se comunica bem com os alunos e estimula o pensamento crítico e a participação ativa dos estudantes.

Curso

O QUE É?

É o profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e
implementando propostas profissionais que potenciem o enfrentamento de
manifestações da questão social em respeito às demandas das classes sociais; capaz de inserir-se criticamente no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, assim como, dotado de formação intelectual e cultural crítica e comprometido com os valores e princípios éticos.

O Curso de Serviço Social tem por finalidade a formação em nível de Graduação de Assistentes Sociais, considerando que a formação do profissional de Serviço Social tem como referência básica o homem como ser histórico social de uma realidade em que os relacionamentos emergem, principalmente, da correlação das forças e contradições produzidas pela dinâmica da realidade social

MERCADO DE TRABALHO

Os espaços profissionais do assistente social situam-se nas áreas das políticas
sociais públicas e privadas, ou seja, o assistente social é requisitado para o
planejamento, a gestão e a execução de políticas, programas, projetos e serviços Sociais, assim como em ações relacionadas às políticas direcionadas aos segmentos populacionais: criança, adolescente, idoso, mulher, negro e índio.

Matriz Curricular

Iniciação Científica /Pesquisa

Atividades de Iniciação Científica e/ou Pesquisa (NUPS)
As atividades de iniciações científicas ou pesquisas visam afirmar a dimensão investigativa como princípio formativo e como elemento central na formação e da relação entre teoria e realidade, sistematizando o conhecimento resultante de um processo investigativo, segundo padrões e exigências metodológicas e científicas.

Programa Articulação e Promoção do Voluntariado de Botucatu
É um Programa que busca criar elos entre os que desejam doar seu tempo, trabalho e talento e as pessoas e instituições que necessitam de apoio e ajuda, identificando oportunidades de participação solidária, e desenvolvido em parceria entre UNIFAC – SESI e SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

» Finalidades: criar condições para aproveitar o potencial de solidariedade latente na sociedade, oportunizando o vivenciamento de novas experiências, novos aprendizados e a criação de novos vínculos de pertencimento e afirmação do sentido comunitário; colocar à disposição dos cidadãos, que já empenhados ou queiram se envolver no desafio, o maior número possível de novas oportunidades para a concretização de sua generosidade (solidariedade) e participação.

» Campos de Atuação: Área de Saúde; Área da Criança e adolescente; Área de Empresa; Área Serviço Social; Área Serviço Social Campo da Família; Área Assistência Social (B.E.S.).Área de Consultoria e Assessoria; Área de Ensino; Em instituições assistenciais, ONG’S; entre outros.

» Campo Piloto de estágio: Projeto de inserção de trabalho e estudos voltados e a serviço da comunidade local e em funcionamento há aproximadamente 06 anos. Projetos e entidades envolvidas fizeram parte do referido projeto a associação de moradores 24 de maio, ADEFIB, Casa das Meninas, Casa dos Meninos; Projeto Vida na Escola, Serviço Social funerário, Asilo Padre Euclides entre outros, que na sua maioria não fazem mais parte em virtude da contratação do profissional de Serviço Social após o conhecimento de seu trabalho e importância proporcionado pela experiência do Campo.

A – Projeto: atividades sociais, educativas e culturais junto às crianças, adolescentes e respectivas famílias (1998)
Local: Associação Beneficente Criança Cidadão do Futuro – (Tiro de Guerra 02-048-Botucatu)
Objetivo: desenvolvimento de um trabalho integrado entre associação, famílias e comunidade aonde as crianças e adolescentes venham ser os grandes beneficiados, prestar assistência sócio-educativa as crianças e adolescentes carentes ou que estejam em situação de risco, facilitar o acesso das crianças e adolescentes aos equipamentos sociais de saúde, cultura, educação, lazer, entre outras.
Atividades: as atividades são desenvolvidas através de subprojetos; tais como : de assistência social; cultura, lazer; esporte; educação moral e cívica, psicopedagogia; pedagógico e de cursos semi-profissionalizantes.
Órgãos envolvidos: Associação ABCCF; Departamentos de Serviço Social, Letras e Pedagogia da Unifac e Crami – Centro Regional Registro e Atenção aos Maus tratos na Infância.

B- Projeto: “Girassol” (1999)
Local: espaço cedido pela Creche Berçário Criança Feliz – Jardim Peabiru Objetivos = – dentre outros, temos o de atender os membros da comunidade do Jardim Peabiru e adjacências a partir de 13 anos de idade, visando promover a participação, integração, senso grupal e comunitária, capacitação dos membros para resolução de possíveis problemas sociais e comunitários.
Atividades: palestra de assuntos do interesse de grupo dinâmicos de grupo, atendimentos Social e assistencial, orientação e/ou encaminhamento aos recursos sociais da comunidade; festas comemorativas; cursos, jogos, entre outros.
Recursos Humanos: Assistente Social supervisora, estagiárias de Serviço Social e demais voluntários.
Atributo do Assistente Social: administrar, planejar, pesquisar, ensinar e incentivar as transformações culturais, participação política-social, executar programas sociais, entre outros.
Trabalho desenvolvido: com ser humano em suas generalidades, prestando serviços técnicos – administrativos, assistenciais e promocionais a entidades, indivíduos, grupos e demais segmentos populacionais.
Profissão do Futuro: porque há o agravamento dos problemas sociais, sem perspectiva de solução em curto prazo, trazendo como conseqüência à exclusão social. Então, o Assistente Social passa a ser requisitado para criar programas alternativos de estratégias de sobrevivência; – implementar políticas de caráter público ou privado, despertar o direito de cidadania.

Corpo Docente

Amélia Aparecida I. Branco

Amélia Aparecida I. Branco

Especialista
Bruna Carolina Bonalumei

Bruna Carolina Bonalumei

Especialista
Carlos Eduardo Ciccone

Carlos Eduardo Ciccone

Mestrado
Elcy Dutra Calvi

Elcy Dutra Calvi

Mestrado
Gustavo Fernandes Emilio

Gustavo Fernandes Emilio

Mestrado
Haroldo Ramanzini

Haroldo Ramanzini

Doutorado
Isabel Cristina Giglioli

Isabel Cristina Giglioli

Especialista
Lidia Felipe Waldemar

Lidia Felipe Waldemar

Especialista
Marco Alexandre Aguiar

Marco Alexandre Aguiar

Doutorado
Nilza Pinheiro dos Santos

Nilza Pinheiro dos Santos

Especialista
Rafael Pilan

Rafael Pilan

Mestrado
Pricila Sales Picoli

Pricila Sales Picoli

Mestrado
Solange Sebastiana Moraes Dantas

Solange Sebastiana Moraes Dantas

Especialista
Vanda Tiago Silva Zamuner

Vanda Tiago Silva Zamuner

Especialista
Vania Teresa de Araujo Silva

Vania Teresa de Araujo Silva

Doutorado

Missão:  “Formar cidadãos capacitados para o exercício profissional, hábeis para o empreendedorismo, com visão crítico-reflexiva, criativa e ética.”

Links Importantes

Vestibular

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 9h30 às 22h30

 Creado por RVO desenvolvimento de sites